Mulheres na área de segurança e a busca de equidade de gênero.

Março chegou e com ele o dia Internacional da Mulher. Um dia para repensarmos nossas atitudes e analisarmos sobre como podemos melhorar.

Atualmente nossa empresa conta com mais de três mil colaboradores. As funções que envolvem os serviços de segurança foram por muitos anos definidas como masculinas, nós acreditamos na mudança e temos buscado reforçar em nossa cultura empresarial a necessidade de inclusão.

O Grupo Mobra orgulha-se de ser uma empresa que acolhe a diversidade e as mulheres. Sabemos da necessidade de tratar todos, principalmente no meio em que convivemos, de forma igualitária. 

Confira abaixo o que é equidade de gênero e como este tema é abordado pelo Grupo Mobra no cotidiano. 

O que é e porque buscar a equidade de gênero.

A sociedade é desigual para homens e mulheres. Historicamente e culturalmente vem se buscando uma diminuição dessa desigualdade com legislações, normas, regras e condutas que desabonam atitudes de discriminação de gênero.

“A concepção de equidade diz respeito ao reconhecimento das características próprias de um indivíduo ou grupo, em que se leva em consideração o direito de cada um com base na imparcialidade. Dessa forma, o princípio da equidade busca equilibrar a balança da justiça reconhecendo as diferenças, vulnerabilidades e necessidades particulares das pessoas.”

Trecho retirado de pesquisa sobre o tema, Politizei.

Equidade de gênero é respeitar as desigualdades e aceitar as diferenças em razão do seu gênero. Durante muitos anos as mulheres tiveram direitos básicos negados, o que gerou uma disparidade nas relações, formando desigualdades sociais, econômicas e políticas.

99,5 anos é o tempo que precisaremos para que a igualdade de gênero fosse alcançada no mundo, segundo o relatório  World Gender Gap 2020, do Fórum Econômico Mundial.

O machismo estrutural está em nossa sociedade e corporações em geral. Mas há uma forte onda de mudança que vem buscando e lutando por equidade de gênero.

A ocupação de espaços tradicionalmente masculinos é essencial para que mudanças sejam realizadas. Um exemplo para ilustrar a disparidade estrutural é a exclusão das mulheres de determinados locais, por exemplo, apenas 6,6 chefes de Estado no mundo são mulheres, dado da ONU Mulheres.

Trazer este tema pode trazer alguns desconfortos, mas é necessário o debate e conversa franca. Todos temos que rever nossas atitudes e buscar formas de construirmos uma nova história e herança cultural para as próximas gerações.

O Grupo Mobra contrata mulheres?

Do administrativo aos cargos de campo temos mulheres em nosso quadro de colaboradores. Seguranças, vigias, motoristas, secretarias, porteiras, jardineiras… Em todos os cargos as vagas são abertas e não escolhidas em função do gênero.

A área da vigilância e segurança, culturalmente, ainda é uma profissão predominantemente masculina, onde as mulheres ainda estão conquistando seu espaço, mostrando que competência é indiferente de gênero. 

Temos vigilantes já efetivadas a função rota feminina e colaboradoras em áreas até então consideradas estritamente masculinas. Confira nosso código de conduta e ética para conhecer mais sobre o Grupo Mobra, clicando aqui.

As mulheres devem e podem ocupar qualquer cargo ou função. Ter em nosso quadro mulheres encoraja outras a enviarem seus currículos e realizarem os cursos e especializações necessárias para cada função.

Exemplos femininos que se apoiam dentro da empresa fortalecem nossos valores de inclusão e diversidade. Tabus são quebrados dia a dia.

O Grupo Mobra apoia a diversidade e o empoderamento feminino. Acreditamos que ter mulheres em seu quadro de colaboradores é essencial para nossas atividades.

Porque escolher o Grupo Mobra?

Se você deseja ingressar no mercado de trabalho envie seu currículo pelo nosso canal de online de cadastro de banco de vagas, acesse este link.

Agora se você é síndico ou administrador de uma empresa e quer entrar em contato, nos envie uma mensagem em nossa aba de contatos.

Conte conosco para terceirizar seus serviços.

Desde 1980 o Grupo Mobra adquire experiencia para prestar serviços de facilties e segurança em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com excelência.